Plus
Teste a conta premium
0   Produto
#
0,00 €
O seu carrinho está vazio

Sensores para camiões

Selecione o seu veículo comercial
Para encontrar Sensores para camiões ou outros veículos comerciais e garantir que sejam totalmente compatíveis, por favor selecione o modelo abaixo.
1
2
3
Informação adicional
Encomendar Sensores para caminhonete a baixo custo
  • Compre Sensores baratos, com o direito de devolução no prazo de 200 dias
    Opção de encomenda segura 200 dias
Catálogo Sensores para camiões - selecione na loja online AUTODOC

Sensores para marcas de camiões de TOPO

Sensores para veículos comerciais de alta qualidade: marcas de TOPO

Mais

Sensores para camiões: Os mais vendidos no nosso catálogo

Esses artigos são frequentemente os mais comprados do catálogo Sensores. A ampla variedade de produtos das melhores marcas vão ajudá-lo a selecionar Sensores a preços de pechincha e garantir o melhor ajuste para seu camião ou veículo comercial.

Os sensores são utilizados virtualmente em todos os sistemas electrónicos dos camiões modernos. O principal objectivo dos componentes é a monitorização da segurança de condução e a informação ao condutor sobre o estado dos componentes. Dada a presença de indicadores, o dono do camião pode determinar quando existe a necessidade de manutenção.

Tipos de sensores para camiões

De acordo com o princípio de funcionamento:

  • Activos. Funcionam devido à recepção de sinais externos. A reacção a estes sinais conver as suas próprias características internas em sinais eléctricos.
  • Passivos. Não necessitam de fontes de sinal adicionais. Podem produzir e enviar sinais eléctricos.

Dependendo do âmbito de utilização, distinguem-se os seguintes tipos:

  • Sensores de posição e velocidade. Estes incluem detectores de posição da cambota, da árvore de cames e do pedal do acelerador, bem como dispositivos de monitorização do nível de combustível, da velocidade das rodas e do ângulo do volante. Os dispositivos podem ter ou não contactos. O funcionamento dos últimos baseia-se em fenómenos e efeitos físicos. Estes incluem sensores de Hall, de Wiegand, indutivos, magnetoresisitvos, ópticos e outros. Estes dispositivos são potenciómetros com contactos móveis que medem movimentos lineares e angulares de objectos.
  • Sensores de fluxo de ar. Estes dispositivos são localizados na frente do filtro do ar. São utilizados para determinar a quantidade de ar que entra no motor.
  • Monitorização dos gases de escape. Esta categoria inclui sensores e detectores do nivel de óxido nítrico, instalados no sistema de escape. Informam sobre a quantidade de substâncias nocivas nos gases de escape.
  • Sensores de temperatura. São termoresístores com coeficiente de temperatura negativo. Estão instalados no colector de admissão, dentro e fora da cabine do camião. Também permitem determinar a temperatura de anticongelante e óleo.
  • Sensores de pressão. São utilizados nos sistemas de lubrificação, de injecção de combustível e de travões. Adicionalmente, são utilizados para determinar a pressão no colector de admissão e nos pneus.

Avarias e suas razões

Tal como os sensores dos carros de passageiros, os dispositivos utilizados nos camiões avariam em caso de danos mecânicos e oxidação dos contactos, ruptura e abrasão da camada resistiva. A razão é frequentemente a reparação incorrecta no compartimento do motor, falha no isolamento dos cabos, instalação inadequada e entrada de humidade e partículas abrasivas.

Como detectar falhas

Os componentes não têm uma vida útil especificada. A necessidade de diagnóstico é indicada pelos indicadores correspondentes no painel de instrumentos.

Os sintomas indirectos são avarias de unidades relevantes. Por exemplo, as falhas em alguns detectores de posição e velocidade podem indicar perda de potência ou incapacidade de ligar o motor, consumo exagerado de combustível, solavancos quando se pressiona o pedal do acelerador. Adicionalmente, são prováveis perturbações no funcionamento do velocímetro, do conta-quilómetros e na caixa de velocidades.

Se os detectores de fluxo de ar e de substâncias nocivas nos gases de escape estiverem avariados, verifica-se perda de potência do motor, e ralenti instável; ouvem-se sons estranhos vindos do silenciador. A falha dos sensores de temperatura é indicada pelo sobreaquecimento do motor.

Os componentes têm de ser diagnosticados numa estação de serviço com recurso a equipamento especial: um multímetro, um medidor de pressão, etc. A substituição dos componentes danificados deve ser também feita por profissionais.

AUTODOC: compras práticas online

Na nossa loja online, poderá comprar sensores para o seu camião, e mais. O nosso catálogo é constantemente actualizado com novos produtos, para que possa comprar apenas as melhores peças online. Registe-se na AUTODOC, participe nas promoções e poupe dinheiro connosco!